30 de julho de 2010

Jogadores norte-coreanos são humilhados publicamente durante 6 horas por eliminação na Copa!

É, o governo da Coréia do Norte mais uma vez agiu na contramão da normalidade! A seleção do país voltou a disputar a Copa após 44 anos, o que já seria um motivo para se ter orgulho! Porém, como já era de se esperar, a seleção norte-coreana não foi tão bem assim na competição, sendo eliminada na primeira fase, com uma derrota de 7 a 0 para Portugal! Este jogo foi o primeiro a ser transmitido ao vivo na história pela tv estatal, devido ao bom resultado para eles contra o Brasil, na estreia, perdendo apenas por um gol de diferença, 2 a 1!

Transmissões do tipo haviam sido censuradas para evitar derrotas do tipo, o que para o governo de lá, ficaria feio pro governo dentro de seu país! Mas a derrota pra Portugal causou indignação e, no dia 2 de julho os jogadores foram culpados por falhar na tal "luta ideológica" do país!

Espera aí, como assim? A seleção volta a disputar uma copa após  44 anos ou 10 copas, jogou com a seleção pentacampeã do mundo, jogou contra outras duas seleções de nível em seus continentes. E ainda é humilhada? Só num país com um governo autocrático e sem conhecimento nenhum sobre futebol pra condenar a seleção. Exemplos positivos e contrários disso são os países africanos. O que importa é a esportividade, não interessa se fez uma boa campanha ou não.

Na África, hoje em dia, tudo é motivo de comemoração, até mesmo uma participação desastrosa numa copa do mundo! Podíamos fazer a análise de um acontecimento como um todo e não ver apenas o final, porque se o final não for positivo, se perde o que foi feito de bom em todo o processo!

Um comentário:

  1. O pior é que essa é a imagem que fica do comunismo. Como se já não bastasse todos os maus exemplos que já tiveram na história...
    O homem tem esse problema. Não usa a história para deixar de cometer erros do passado.
    A Coréia do Norte é um ponto fora da curva.

    ResponderExcluir