13 de maio de 2011

Internet

Símbolo máximo da modernidade. O apogeu da tecnologia. Cada vez menos pessoas deixam de não ter acesso à ela.

É impressionante o que ela nos proporciona. O que, antes, fazíamos perdendo horas, hoje, fazemos em minutos, desde uma simples transferência bancária até uma compra numa loja virtual.

Ligado a isso, vem a chata história do sedentarismo. Os chatos de plantão, dizem que resolvendo compromissos pela internet, deixamos de perder umas calorias. Bom, se eu vou, por exemplo, a uma padaria, vou para comprar pão, e não para perder calorias. Se eu quiser me manter em forma, eu que vá procurar uma academia, praticar uma caminhada, correr pelas ruas etc.

A Internet ainda tem a sua face mais brilhante. Promoveu uma revolução há pouco tempo, contribuiu para Revoluções, vide o ex-Egito de Hosni Mubarak. Coisas do século xxi. Quem diria que um ditador iria sucumbir diante da Internet? Tempos passam e o mundo muda.

Porém, a Internet também tem seu lado perigoso, como em todo lugar que se imagine. Além de nos deixar dependentes dela, há situações que só podem ser resolvidas por ela. E quem não usa internet, por algum motivo, tem que se desdobrar. Isso é cruel. E ainda na internet, existem aqueles malucos que ficam atrás de crianças e adolescentes conectados à rede.

Apesar disso, ela nos trás mais benefícios do que déficits. Empresas dependem dela, quase que integralmente. Sem ela, administrações param. Há pouco o que fazer sem a mãe da globalização. A tendência é ficarmos ainda mais próximos. Brasileiros mais pertos do Japão, australianos dos argentinos etc. Não dá mais para viver sem ela, tornou-se familiar.Gerações nascem nela.
Um mundo dentro dessa caixinha.

Fico me perguntando. Será que a Internet terá um fim? Será que vão inventar algo melhor e muito mais espetacular ? Não há respostas. Sei que a Internet que vem inventando muitas coisas. É algo que parece sem fim.

Ela é, literalmente, um mundo paralelo. É um novo planeta com vida. Quem entra nela, jamais sairá dele.

E eu, espero permanecer com a minha conexão para o resto da minha vida, aonde quer que eu vá!

Um comentário:

  1. Pois é cara, a nternet é uma das grandes invençoes da humanidde. Lago que se cominique assim acho que deve ser dificil exister

    ResponderExcluir