13 de fevereiro de 2011

Homem-aranha carioca

Acredito em que todos saibam o que aconteceu na última semana com  a tal da Cidade do Samba, o incêndio que destruiu parte dos barracões das escolas de Samba Grande Rio, Portela e União da Ilha.

Pois bem, lembrando do magnífico Homem-Aranha, este super-herói sempre está, em suas histórias, disponível a ajudar em momentos como estes que acontecem no dia-a-dia do povo norte-americano, onde passam as maiorias de suas histórias, nos Estados Unidos. Seja em incêndios, assaltos, seja  o que for, ele sempre aparece para ajudar o necessitado.

Creio que alguns já tenham feito a ligação dos fatos e já sabem onde quero chegar. Coloquem as escolas de samba no lados dos necessitados, terão a ajuda do Homem-Aranha.

Edição de @brmarcos.
Quem seria este homem-aranha? Ah, mas é claro que é o Eduardo Paes, as agremiações afetadas receberão dos cofres públicos ao todo R$ 3 milhões. A Grande Rio que foi a mais afetada, receberá metade do valor e as outras duas dividirão o restante do bicho.

Segundo o nosso prefeito, Eduardo Paes, a prefeitura vai tentar conseguir patrocínio da iniciativa privada para bancar o "reembolso".

Entretanto, ele disse que vai tentar, e se não conseguir? Segundo o mesmo, o "reembolso" será dado mesmo se não tiver o apoio privado. Logicamente, o aporte financeiro sairá do bolso do carioca.

Alguns podem até achar justo, mas condeno que esse valor seja pago pelo carioca. Nossos serviços sociais estão funcionando perfeitamente bem para deixar de receber investimento e "emprestar" 3 milhões de reais para garantir o desfile das escolas no carnaval. O mais estranho é o seguinte: pelo o que sabemos, a Grande Rio é de Duque de Caxias, ou seja, de outro município. E, logicamente, quem teria que bancar algum reembolso seria a prefeitura de lá e não a da Capital.

A Prefeitura do Rio garantindo um carnaval bonito, como todos os outros anos, garantirá também um carnaval pomposo, tanto em enfeites carnavalescos quanto em dinheiro que retornará ao Caixa da mesma. Turismo à flor da pele. Veremos muitos turistas por aí em março.

Os 3 milhões de agora não farão nem cócegas nos milhões que estão por vir.

É uma atitude bonita ajudar essas escolas de samba, nosso carnaval é rico, porém, ajude com o dinheiro da iniciativa privada, com o dinheiro das grandes instituições que dão o apoio ao político no momento da eleição.

Se vir com o argumento de que faz isso pelo carioca, que garantirá a festa, não me convencerá, afinal nem todos os cariocas curtem o Carnaval.

6 comentários:

  1. Da série "momentos épicos onde Eduardo Paes resolve aparecer". Até agora eu contei: Prêmio de futebol, campanha do Cabral, figurante do Cabral na região serrana e agora isso.
    Mas tá tranquilo 12 tem eleição, então ele deve lembrar do seu cargo

    ResponderExcluir
  2. Concordo e discordo de você.

    Concordo pq o dinheiro público deveria ser aplicado em coisas mais emergenciais do que em desfiles de escolas de samba.
    Discordo pq, como você mesmo disse, é o carnaval carioca. É a ocasião DO ANO para o Rio de Janeiro. Muitos turistas querendo ver o luxo de sempre nos desfiles. E turistas trazem muito dinheiro.
    É uma lógica simples.

    Enfim ...

    ResponderExcluir
  3. Helô, se o dinheiro que retornará aos cofres públicos com o lucro do Carnaval tivesse seu destino diretamente em investimentos para nós cariocas seria uma boa sim. Mas, infelizmente, sabemos para onde vai a maior parte desse dinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza para o meu bolsinho ver é que não vai ...

    ResponderExcluir
  5. O certo era as afetadas não competirem.

    ResponderExcluir
  6. Po, acho que o Marcelo, mais uma vez, tá certissimo !
    Se for parar para pensar, o Carnaval pode até ser um evento importante, mas não compra vidas que sao perdidas todos os anos em Hospitais sem condições de funcionamento.
    Claro, o Carnaval é rentavel, mas o lucro disso tudo não vem para essas estruturas basicas !
    Podem dizer que não roubem esse dinheiro, porem o que é investido é sempre em projetos "sem noção" que pouco ajudam na realidade da maioria dos cariocas. Exemplo: A "faraonica" Cidade da Musica, situada na Barra da Tijuca, que custou milhões, não ajuda ninguem e nem ficou pronta.
    Ai vão vir me falar que foi o Cesar Maia, mas se fomos olhar para agora, veremos um projeto para uma olimpiada, uma copa...
    Claro, precisamos sediar grandes eventos, mas também precisamos cuidar da nossa população.
    Se o Carnaval é um grande evento, que os lucros sejam utilizados com a Educação e Saude, pois é um direito do povo, porem continua de forma precaria !

    ResponderExcluir