11 de novembro de 2010

Redação representante

Redigirei aqui a redação que representará o colégio Horacio Macedo no Projeto Redação 2010 do jornal Folha Dirigida que envolve também o SEEDUC e a Fundação Biblioteca Nacional. A redação foi escrita em maio de 2010 e se apresenta a seguir.

                        Quem sou no lugar em que tenho para viver

Em outubro de 1992, eu nascia: era mais um morador da Favela do Jacarezinho. De lá para cá, aconteceram tantas mudanças...

Espera aí, como assim mais um morador da Favela do Jacarezinho? Num certo momento da vida, somos obrigados a escolher caminhos: ou seguimos por um onde vão passar a vida toda "empurrando com a barriga", sem perspectivas, o certo e o errado, respectivamente.

Eu vi colegas indo à direção do caminho da rotina, do erro e passei a ser visto como o "diferente", porque escolhi ser diferente, escolhi outras maneiras de conquistar algo positivo na vida.

Quanto à questão das amizades, das influências pelo lugar onde nasci, também depende das escolhas. Eu escolhi ser como minha mãe ensinou: fui bem criado. Aliás, melhor presente que já recebi! Justamente por ver tudo o que acontece ao meu redor, escolhi ser e não ter!

Mas falando em ter, teremos (tivemos) eleições esse ano, o que é uma esperança. Cabe a nós fazermos dessa esperança uma escolha sábia e torná-la realidade. É uma chance de termos um futuro diferente, mas para isso, é importante sermos diferentes.

Vivemos num mundo contaminado por uma doença de pensar em ter desenfreadamente: ter vários amigos, relacionamentos ou bens. Mas e que tal sermos amigos, sermos valiosos?

Precisamos nos vacinar e compartilhar valores com os demais, tentar ao menos, para que possam também fazer uma avaliação do que são ou têm.

Espero eu que um dia sejamos assim: capazes de nos avaliarmos e vivermos em uma sociedade menos imperfeita de valores. Afinal, ter deve ser apenas consequência de ser: se sou um amigo leal, terei um também, certo?

Um comentário: