21 de agosto de 2010

Uma de minhas paixões

Paixão é um sentimento levado a um alto grau de intensidade, um amor ardente. E o clube que despertou este sentimento em mim foi o Club de Regatas Vasco da Gama! Infelizmente, não posso dizer que sou vascaíno desde que nasci, pois antes de o ser, fui tricolor e flamenguista. Mas com 6 anos eu "encontrei" este clube, isso eu sei porque eu lembro vagamente de ter comemorado os gols contra o River Plate, nesta época, nascia um sentimento verdadeiro, fanático!

Houve diversas tentativas de tentarem me transformar em flamenguista - boa parte de minha família é flamenguista - uma delas foi uma vez o meu cunhado me levar para assistir Vasco x Flamengo nas cadeiras brancas do Maraca no ano de 2000, no meio da torcida do Urubu, ou seja, se meu time fizesse gol, eu não poderia gritar. Num Maraca cheio, típico deste clássico, eu assisti ao meu time tomar uma goleada de 4 a 0 de se esquecer, com um show de Edílson Capetinha, um belo cenário para eu virar casaca e meu cunhado pensando, duvido que ele não mude de time desta vez, mas ela não foi de se esquecer como disse antes, pois por algum motivo, talvez por orgulho, eu não troquei de time e vi o quanto suportava pelo meu clube! 



Vasco da Gama, o clube fundado em 21 de agosto de 1898 às 14 horas e 30 minutos, que teve seu nome em homenagem ao Almirante Vasco da Gama, que em 27 de maio de 1498 havia descoberto o caminho para as Índias. O primeiro título carioca foi o de Remo em 1905 com o bi no ano seguinte. Em 1915, iniciou-se a história vascaína no futebol, depois de uma visita de um combinado português que 2 anos antes veio ao Rio de Janeiro, e  alguns sócios vascaínos fundaram o Departamento de Futebol em 26 de novembro de 1915 em uma fusão com o Lusitânia, clube de imigrantes portugueses!


O primeiro gol da história do Vasco foi de Adão Antônio Brandão, um dos maiores atletas da história cruzmaltina, sendo campeão em várias modalidades! O primeiro título foi em 22, venceu a segunda divisão carioca e garantiu o direito de jogar contra os "grandes" em 23! O Vasco foi o time que inventou o bicho, pagamento extra salarial dada a jogadores por um objetivo alcançado e na sua primeira participação na elite carioca desbancou Bangu, Flamengo, Fluminense e Botafogo e levantou seu primeiro grande título: Carioca de 1923. Com o título, o Vasco conquistou a popularidade e passou a ser um dos maiores do Rio com torcedores não só portugueses, mas de todas camadas da sociedade e de todas as origens, por isso clubes grandes e pequenos, temendo essa expansão, deram ordens para eliminar os analfabetos do time! Sem sucesso, os anti-vascaínos fundaram uma nova Liga, a qual excluíram o Vasco da Gama por conter em seu time, além de anafabetos, negros e operários! 


O Vasco fora da liga "racista" chegou ao seu primeiro título invicto em 1924 com 16 vitórias em 16 jogos. O estádio vascaíno foi construído numa colina em S. Cristóvão, que havia sido doada no XIX por D. Pedro I à marquesa de Santos, com a contribuição popular e por isso chegou a 8 mil sócios em 26. Devido ao seu grande sucesso,  também por meio da construção de um estádio, no ano de 1925 o Vasco foi aceito na Liga dos outros grandes, com igualdade de condições entre todos participantes. 


A construção de S. Januário, na época chamado Vasco da Gama, terminou em 1927 e passou a ser o maior estádio da A. do Sul até a construção do Pacaembu em 40. A Seleção Brasileira realizou seus jogos regularmente em São Januário até a construção do Maracanã em 50. O estádio vascaíno foi sede de comícios políticos e assembléias de sindicato de trabalhadores e num comício histórico, G. Vargas anunciou as leis trabalhistas do Brasil. O primeiro jogo do estádio foi Vasco x Santos, este já era famoso e tinha um ataque fortíssimo e saiu vitorioso, derrotando o meu Vasco por 5 a 3. Galego fez o primeiro gol vascaíno no estádio.


No Remo, o Vasco deixou escapar apenas o título de 1933 no período entre 1927 e 1939. Na década de 40,  o Vasco sagrou-se campeão invicto no remo e virou Campeão Invicto de Terra e Mar, foi uma década maravilhosa. 


O Expresso da Vitória veio nessa época, sendo o Vasco o primeiro campeão carioca no Maraca, o Expresso chegou ao fim em 1953, com 3 títulos internacionais! Os anos 60 foram os piores da história, onde teve poucos títulos! A década de 70 foi marcada pelo título brasileiro no ano de 74, vencendo o Cruzeiro por 2 a1 no Maracanã! A década de 80, o Vasco voltou a ganhar estaduais e novamente o Brasileiro em 89, com a famosa Sele-Vasco derrotando o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi. 


Aí a minha década, a de 90, onde o Vasco conquistou o tricampeonato estadual entre 92 e 94. Foi tricampeão brasileiro em 97 e no ano de seu Centenário, tornou-se o único clube brasileiro a conquistar a Taça Libertadores no ano do Centenário. E no mundial, foi derrotado por outra potência, o Real Madri! No basquete se tornou a melhor equipe amadora do mundo, sendo superada pelo campeão da NBA.
Troféu da Taça Libertadores
Em 2000 perdeu nos pênaltis para o Corinthians, num Maracanã lotado, o campeonato mundial, o primeiro a ser organiado pela FIFA. No mesmo ano, o Vasco conseguiu uma goleada histórica sobre o Flamengo: 5 a 1, show do baixinho Romário. E ainda conquistou um dos títulos mais magníficos  de sua história, com uma vitória de virada sobre o Palmeiras, após estar perdendo de 3 a 0 dentro do Palestra Itália: 4 a 3 pra nós!


E ainda em 2000 contra o São Caetano, aconteceu a final mais polêmica da história após a queda do alambrado em S. Januário, que foi remarcada para o início de 2001, onde o Vasco sagrou-se tetracampeão brasileiro. Em 2001 conquistou o torneio Rio-São Paulo.


Em 2008, um dos maiores fracassos da história vascaína: o clube foi parar na segunda divisão, fazendo uma das piores campanhas no campeonato nacional, resultado de uma gestão ineficiente de anos anteriores. Em 2009, a torcida mostrou o que é amar um clube, lotando o estádio praticamente em todos os jogos e ajudou o time a voltar primeira divisão do Brasil, sendo campeão da segunda divisão.  
Este ano, a história ainda está sendo escrita e editarei em um possível novo post. No dia 21 de agosto de 2010, o nosso Vasco completou:
   Que orgulho de ser vascaíno.
Fonte e história completa: Site Netvasco.    
                                         

3 comentários:

  1. Que desgosto tchelo!

    ResponderExcluir
  2. ..Nossa!!!!chega a dá arrepios..eu tb adorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrro o VASCO...AMOR INCONDICIONAL...

    ResponderExcluir
  3. ameii a historia
    vasco smp
    mas fiquei de boca aberta com a descriminaçao dos anti vascainos para com pessoas analfabetos negra e operaios q eram descriminados por outros times

    ResponderExcluir