29 de agosto de 2010

UPA 24 horas de espera

UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Acima, está definido o que se espera de uma UPA! Porém, não foi o que eu presenciei!

Esta semama, fiquei doente. Assim como a maior parte da população, eu necessito da saúde pública. Então, não fui à aula e fui a uma UPA pela primeira vez e achava que seria pronto-atendido como diz o seu nome. Chegando lá com minha mãe, eu em meu estado de febre e estava curioso até, por conhecer a tão falada UPA que eu só via por fora. Na recepção tem que fazer um pequeno cadastro, nesse tempinho do cadastro, reparei que havia na ala de espera umas 30 pessoas sentadas com cara de exaustas e um grupo em pé também esperando.

Ao final do cadastro, a recepcionista nos diz que seria necessário esperar 4 horas e meia em média para ser atendido, devido ao número de pacientes. Quando ouvi "esperar 4 horas e meia" desisti logo e junto à minha mãe, peguei meus documentos e voltamos para casa sem querer esperar. Se eu quisesse ser atendido eu poderia ter esperado aquele tempo todo, mas fiquei puto. Quando preciso pela primeira vez dessa tão falada Unidade de Pronto-Atendimento, vejo que é tudo a mesma coisa. Lotação generalizada e que de pronto-atendimento não tem nada.

Saindo da unidade, ouço uma mulher falar, na UPA da Tijuca está pior, eles estão indicando aos pacientes para que venham para cá. Imagina, se não consegue atender a todos da região, a unidade do Engenho Novo vai dar vazão com mais gente de outro local, aí já era a espera passará a 24, para poder dar uma real explicação para dar uma explicação ao 24h de uma UPA, que é 24 horas de espera.

As UPAs estão sendo construídas pelo tão falado Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula, que liderado por Dilma Rousseff em parceria com o governo de Sérgio Cabral. Eles se orgulham deste projeto que ainda está em andamento e pretendem lançar assim mesmo no início do ano que vem o PAC 2. Não sei o que vai ser esse PAC 2, só sei que será iniciado sem o fim do primeiro projeto. Populismo e demagogia misturados para assegurarem votos para antiga ministra Dilma.

Enfim, voltei para minha casa sem ter sido atendido e morrendo de frio numa tarde de sol. Assim que cheguei, fui dormir enrolado no edredon, que frio. Quando acordei já era noite e continuava o mal-estar, levantei, fui até a cozinha e lá sentei num banco, não aguentei ficar em pé, do nada comecei a suar, nunca suei tanto na minha vida, minhas pernas suam mais do que qualquer outra coisa e pareciam uma cachoeira de suor. Fiquei sentado e senti vontade de vomitar, chamei minha mãe e ela me deu um saco plástico, foram 3 tentativas de vômito, saiu apenas uma coisinha branca e lembrei de que eu não quis almoçar, saiu mais nada.

Esperando aquilo passar, depois de uns 10 minutos eu levantei melhor e fui aconselhado por minha mãe a  tomar um banho gelado no meu estado febril. E que banho salvador, depois dele não tive mais problemas.
E se eu antes de sair para UPA estivesse optado pelo banho gelado ao invés do quente, talvez agora, não iria escrever sobre a UPA 24 horas.

Um comentário:

  1. Cara é muita covardia e malandragem que eses políticos fazem, eles sabem que o povo é imediatista, e usam disso para manipular suas cabeças em troca de votos, o mais engraçado é que a nossa constiuição roga que as políticas públicas tem como dever mínimo a assistência a moradia, saúde, educação... E o que acontece é que em seus discursos hipócritas, os candidatos sempre falam que suas políticas serão baseadas nessas tarefas, mas a verdade caro tchelo é que eles nem deveriam citar essas coisas, pois isto deveria vir implícito em seus discursos, e não parecer um favor prestados por eles. Esses são nossos representantes né, que droga!

    ResponderExcluir