18 de março de 2011

A arte da fotografia - por Leonardo Lima

Sou um fã da fotografia e queria dar espaço aqui para poder divulgar essa arte. Não sou fotógrafo e não conheço os atalhos, não sei dos detalhes e muito menos da técnica. E por isso pedi ao Léo Lima, um fotógrafo profissional, o qual tem paixão pelo que faz, que fizesse um texto contando o que é a fotografia para ele. Não faltou paixão no discurso. Vamos a ele.

                                              "A arte da fotografia


A fotografia para mim é como se fosse uma espécie de exercício da busca de uma liberdade às vezes imaginária. É a única forma que vejo na qual consigo me satisfazer por completo. A mente e o corpo ficam em uma única sintonia, quase que comparada a um esplendoroso orgasmo sexual. É intenso, lindo, prazeroso, mágico e inspirador.

Mas o campo da fotografia é muito vasto, pode-se fazer muita coisa com essa arte mágica. Um exemplo que sempre dou mesmo que às vezes do mais tosco possível é o seguinte: Comparo a fotografia como a faca. Ela pode passar a manteiga no pão, salvar a vida de alguém ou até mesmo matá-la.
A fotografia não é VERDADE consumada, mas sim um recorte de diversas verdades, tanto para o bom quanto para o mal. Há de se ter muito cuidado com esse instrumento nas mãos.
Já as dificuldades no mercado de trabalho muitas vezes podem parecer uma gangorra. Um mês você pode estar pegando um trampo de possíveis três mil reais, mas passar outros 3 meses sem nenhum trabalho... Sem contar o preconceito que ainda existe quanto aos fotógrafos-jornalistas nas favelas, muitos ainda pensam ser mais um Tim Lopes aventureiro que irá fotografar ''coisas que não podem ser mostradas", o preconceito existe mas vem mudando gradativamente.
Desde 2009 faço fotografia, e conheci essa arte mágica junto ao Programa Imagens do Povo que fica no Observatório de favelas na Nova Holanda. Fato esse que mudou minha vida em todos os aspectos e me ensinou a respeitar os seres humanos acima de tudo, uma fotografia respeitosa, generosa e com consciência.
A função da fotografia popular na parte social é como se fosse assim: Para que fazer? Para nada, mas ao mesmo tempo serve para tudo. Ela, lentamente, transforma as pessoas para vida e o mercado de trabalho vira uma conseqüência que para maioria dos fotógrafos populares passa a ser uma das coisas menos relevantes.
Eu, como morador da favela do Jacarezinho desde quando nasci, Tenho o maior orgulho de ser um morador de favela e independente do que as grandes mídias cansam de dizer sobre ela. Nunca tive problemas em fazer fotografia e ser da favela, muito pelo contrário, isso só me ajuda em outras documentações, o dialogo é diferente, as pessoas o reconhecem! Acho que é isso... a fotografia é a escrita de luz. Quero para sempre escrever com luz e poder levar essa arte para os que ainda não conhecem.

Fotografia é colocar na mesma mira de tiro, a cabeça, o olho e o coração" - Henri-Cartier-Bresson." .
                                                                                                  Leonardo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário