28 de setembro de 2010

Dia 27 de setembro

Dia 27 de setembro, além de ser o dia do aniversário de uma querida amiga, esse dia, todos sabem, é de São Cosme e São Damião. E nesta semana passamos pelo dia 27 de setembro. E falarei um pouco desse dia.

O dia é uma homenagem aos irmãos médicos e gêmeos Cosme e Damião, que na verdade chamavam-se Acta e Passio, respectivamente. O gêmeo Cosme é conhecido como o milagreiro da levitação e Damião é conhecido como o da tranquildade da aceitação de seu martírio.

Há várias histórias sobre sua morte, inclusive uma por serem bons demais, caridosos, e por haver uma história de cura de diversos pacientes, foram jogados em um penhasco com a acusação de feiticeiros e serem inimigos dos deuses romanos, isso por volta de 300 d. C.
Então essa história é antiga em relação aos irmãos e em relação às pessoas caridosas, pois, realmente, aqueles que querem e fazem o bem ao seu próximo, não têm vez.

E ainda tem alguns que tentam comprovar que os irmãos gêmeos não existiram. Devem ter algum motivo , mas para quê fazer isso? Sei que esses cars não vão ler isso, mas não vejo necessidade.

Na cultura brasileira, os irmãos são relacionados aos ibejis, também irmãos gêmeos do(a) Umbanda. Os gêmeos ibejis seriam crianças, no meu ponto de vista interesseiras, pois realizariam qualquer pedido em troca de doces. Engraçado. Hoje em dia, as crianças pegam doces sem realizar nenhum tipo de pedido ( fui um dessas crianças ). Também, haja pedido para tanta criança.

Tenho saudade do tempo em que eu "corria" atrás desses doces, era muito bom e chegava exausto a casa. Corria risco também pela rua, mas minha MÃE estava comigo. A gente cresce e não vai pegar mais, se fosse haja cara-de-pau. Entretanto, atualmente parece que esse costume vem perdendo seu prestígio. Ainda vemos movimentações pela rua de crianças, mas comparado a um tempo atrás, não é a mesma coisa, infelizmente.

Com o passar do tempo os costumes antigos vão perdendo cada vez mais a chance de permanecer entre nós, não há mais aquele conservadorismo, e até os coitados dos santos gêmeos estão perdendo a vez com a modernidade. Essa é a uma das partes maléficas provocadas pela modernidade.

Um comentário:

  1. É, rapaz. Tudo que é sólido se desmancha no ar, já diria Esperidião, com seu livrinho debaixo do braço.
    No nosso tempo, o dia 27 era lindo.

    ResponderExcluir