30 de outubro de 2010

Segundo turno aí

Depois de algumas semanas, lá vem ele, lutou bravamente para conseguir encher o saco mais uma vez da nação brasileira, muitos diriam que este seria o Serra, mas digo que quem chegou, além dos presidenciáveis, foi o Segunto Turno.

Confesso que já estou de saco cheio do assunto eleição, assim como a maioria dos brasileiros também está. Entretanto, para alegria da nação, em menos de uma semana esse assunto perderá espaço na mídia, até a posse do novo(a) Presidente no início do ano que vem.

Em alguns Estados do Brasil, junto do DF, ocorrerá o segundo turno para Governadores. Eu pergunto: aqui no Rio, vai ter segundo turno? Respondo: claro que não, a nossa situação é maravilhosa, quase não há problemas na segurança pública, temos um excelente sistema de saúde etc. E em relação ao governador atual é incontestável a permanência dele para nos dirigir por mais quatro anos. Que inveja dos Estados que terão segundo turno.

Eu disse que Fernando Collor havia se candidatado ao governo alagoano, em relação a isso, há uma boa e uma má notícia: a boa é que ele não conseguiu se eleger, e a ruim é que o povo alagoano o deixou em terceiro na disputa. Também é querer demais se ele ficasse em último.

Collor apóia Dilma, esta apóia Sérgio Cabral, este é o governador reeleito no estado do Rio de Janeiro, perceba a roda gigante. Parece meio tarde para falar disso, mas queria deixar este assunto para mais perto desse segundo turno. E ainda tem o caso da Erenice com o seu filho para colocar na balança. Se Dilma e o PT perderem nessas eleições, os próprios culpados são eles mesmos. Viram Serra crescendo nas pesquisas e se desesperaram, caindo a máscara da "Mãe do Pac"e até mesmo do "Filho do Brasil".

E o Lula no meio desse desespero todo mostrou um defeito moral, ganhou uns descréditos por causa da indefesa Dilma Rousseff. Lula, sem dúvidas, foi o principal mentor de Dilma. E se ela for eleita, não há dúvida também que o Lula fará isso no mandato dela, sem problemas. Há poucos dias, o ex-presidente argentino Néstor Kirchner faleceu e ele era o marido da atual presidente argentina: Cristina Kirchner. A história na Argentina é que Cristina agia de acordo com o seu marido, ele era o mentor. Pois bem, todos sabemos que o Lula já tem uma certa idade e que a qualquer momento pode deixar de controlar a Dilma. Isto ocorrendo(só uma possibilidade, não estou agorando o Lula, não), será que a Dilma saberá andar com as próprias pernas? Isto só o tempo para nos dizer, mas devemos colocar isso em evidência.

E o Serra? Ah, esse fresco aí. Bolinha de papel e um suposto rolo de durex iriam levar o candidato a fazer exames e sofrer um tipo de tontura, que forçação de barra. Se o PSDB vencer nessas eleições será uma virada incrível por parte do PSDB, nem tanto para os brasileiros. Talvez se o Serra fosse candidato de outro partido seria diferente, ia ser um pouco mais bem visto. Não haveria as histórias das privatizações do PSDB e as negatividades do presidente que lançou o Plano Real, FHC.  E talvez se o PSDB lançasse o Aécio Neves ao invés do Serra, aquele poderia alcançar um patamar maior. Além do escândalo da bolinha de papel, Serra teve a história de seu assessor Paulo Preto ou "Negão" ter desviado 4 milhões de reais da campanha peessedebista. A essa altura do campeonato, a corrupção fica ofuscada pelos demais acontecimentos.

Por fim, há algumas semanas eu disse que não votaria em branco ou anularia o meu voto. No decorrer dessas semanas, essa opção ganhou espaço diante dos acontecimentos que antecederam o segundo turno. Mas votar em branco ou anular o voto é ser radical demais, ou não.

Ah, já ia me esquecendo. No domingo veremos quem vai vencer a interessante "briga particular" entre as igrejas de Silas Malafaia e Edir Macedo, o primeiro apóia o Serra e o segundo, que é dono da TV Record, apóia a candidata petista.

Por fim mais uma vez, termino esse texto com uma piada que minha mãe contou-me há alguns dias.
Afinal, existe aquele velho ditado: "tem que rir pra não chorar!"
Então, lá vai.
Pergunta: Por que a Dilma não consegue subir na árvore?
Resposta: Porque o Zé Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário