17 de fevereiro de 2011

Desperdício de água em Maria da Graça!

No bairro de Maria da Graça, mais precisamente na rua Miguel Ângelo está com um problema na sua rede de abastecimento de água. No meio da rua jorram milhares de litros de água por dia, um enorme desperdício.

Foto do dia 13 de fevereiro.
A empresa que presta serviços de saneamento para grande parte dos municícpios do estado do Rio de Janeiro é a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) desde 1975 quando houve a fusão do Estado do Rio com o da Guanabara.

De acordo com dados de maio do ano passado, a Cedae atende 65 dos 92 municípios fluminenses e 17 com coleta de esgoto sanitário, atendendo cerca de 9 milhões das 15 milhões residentes no estado.

Essa parte da rua Miguel Ângelo é pouco movimentada, poucas pessoas transitam a pé, o que mais dá movimento ali são os ônibus que passam para o metrô de Maria da Graça. 

As fotos foram tiradas na segunda vez que eu passei pelo local em duas semanas. No final de janeiro, a rua já estava com esse problema, e a Cedae até agora não esteve no local para resolver o caso. Parece que ela não foi nem informada do ocorrido. 

O fato que mais impressiona é a passividade dos moradores. Não é possível que esse bairro não tenha Associação dos Moradores, os moradores que moram ali perto não fazem nada. Como disse, essa parte da rua é praticamente deserta e não se encontra um morador. 


Foto do dia 13 de fevereiro.
Quantas pessoas no mundo não brigariam por esses litros desperdiçados no local? A água, um assunto batido na sociedade, continua sendo desperdiçada em grandes quantidades, o que é uma pena.

Assim como os EUA invadiram o Iraque por causa do petróleo, daqui umas décadas, ainda verei eclodir a Terceira Guerra Mundial para disputar lençóis freáticos, e o país que mais vai sofrer é o Brasil, nós temos a maior reserva de água no subsolo do planeta. Seremos atacados por inúmeras civilizações cheias de sede.

Com esse pequeno texto, farei mais um daqueles apelos, não desperdicem água, ela não durará para sempre. 

Pense nas próximas gerações. O Planeta será eternamente grato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário